Racional

Compromisso Racional: construir uma empresa cada vez melhor

A Racional Engenharia sempre buscou ser uma empresa confiável não apenas em sua atuação ou nos serviços de construção que oferece, mas principalmente no que diz respeito ao relacionamento com todos os seus públicos.

Esse objetivo fez com que a transparência e a ética se tornassem pilares básicos incorporados às atitudes da empresa, norteando nossos compromissos e responsabilidades.

Como resultado, hoje temos orgulho em ser reconhecidos como uma marca que transmite confiança.

Código de conduta

Nossas atitudes revelam quem somos

Reforçar nosso compromisso com a ética e transformar essa prática num exercício diário é fundamental para nós, por isso revelamos aqui como pensamos e agimos em situações de conflito.

Conheça nosso Código de Conduta



Relatório anual

Transparência como força motriz

A Racional Engenharia é uma empresa de capital fechado, no entanto publicamos relatórios anuais auditados para prestarmos conta aos nossos principais públicos de interesse sobre nosso desempenho empresarial.

Esses materiais são elaborados como parte de uma política de governança corporativa.

Estrutura societária

A Racional Engenharia é controlada pela holding Racional Participações, que também é proprietária da empresa Racional Empreendimentos.





Estrutura de governança corporativa

Na Racional Engenharia, a estrutura de governança corporativa se apoia em duas principais instâncias: Conselho Consultivo e Comitê Diretor.

A essa estrutura de governança corporativa soma-se a Auditoria Externa. Cabe a ela, entre outras funções, manter a certificação dos controles e transmitir, de forma transparente, informações que sejam de interesse interno e externo.

Com esse desenho, a Racional Engenharia busca a geração de valor aos clientes, acionistas e aos demais públicos de relacionamento, de forma a contribuir para a perenidade e sustentabilidade da empresa.

  • Conselho Consultivo

    Com função equivalente a de um Conselho de Administração em sociedades anônimas (S.A.), o Conselho Consultivo da Racional participa da formulação estratégica de curto e longo prazos e visa assegurar o controle sobre a gestão.

    O Conselho Consultivo é composto por três membros. Dois são independentes e o terceiro é o acionista controlador, que hoje acumula a função de presidente. Em sua agenda de atuação, estão temas pertinentes a boas práticas de governança corporativa, como remuneração, gestão de riscos e ética. Para esse último tema, o Conselho passou a ter o apoio do Comitê de Ética para auxiliá-lo na melhor condução do assunto.

  • Comitê de Ética
    Formado pelo Comitê Diretor da Racional e tem as seguintes atribuições:

    • Definir e divulgar os valores e princípios éticos que orientam a conduta profissional da Empresa e de seus colaboradores.
    • Avaliar as ocorrências de violações dos princípios estabelecidos no Código de Conduta e deliberar sobre as devidas ações.
    • Reduzir a subjetividade de interpretações pessoais sobre os princípios morais e éticos descritos no Código.
    • Assegurar a resposta a violações ao Código e garantir o sigilo das informações.
  • Comitê Diretor
    É responsável pela gestão e administração das atividades da Racional Engenharia. Responde pela execução da estratégia da empresa, cumprindo a orientação recomendada pelo Conselho Consultivo.

    Atualmente, é formado por cinco executivos: pelo presidente e executivos dos Núcleos de Desenvolvimento Organizacional, Operações, Desenvolvimento de Negócios e Administração e Finanças.

    Cabe ao Comitê Diretor ser o fio condutor entre estratégia e operação. Para isso, conta com o apoio dos Comitês de Gestão e Fóruns de Alinhamento.

    • Comitês de Gestão: formados por executivos da empresa. Em reuniões periódicas, buscam promover o compartilhamento de informações para a tomada de decisões, de forma a garantir a prática da interdependência entre questões diversas, tais como operações, desenvolvimento de negócios, recursos humanos, sustentabilidade e TI.

    • Fóruns de Alinhamento: espaços criados para discussão e disseminação de conteúdo estratégico entre as lideranças e suas equipes. Promovidos periodicamente, têm o objetivo de ser um canal de divulgação para todos os colaboradores.

Assuntos relacionados