Racional

Um olhar ampliado da governança corporativa

Para nós, a transparência é a base do nosso negócio. Por isso, praticamos nossa Governança Corporativa com processos estruturados para garantir a ética na condução dos negócios.

É nesse sentido que buscamos conectar a estratégia com a operação, de forma alinhada às melhores práticas de gestão e sustentabilidade, buscando engajar toda nossa cadeia produtiva e garantir a perenidade da empresa.

Do ponto de vista da sustentabilidade na execução das nossas obras, realizamos auditorias bimestrais com empresa externa para garantir a independência e o rigor das avaliações, visando que as metas instituídas sejam periodicamente acompanhadas e cumpridas.

Orgulhamo-nos em ser reconhecidos como uma das empresas do setor de construção civil com melhor desempenho no controle dos riscos por seguir critérios rígidos em relação às condições de trabalho, socioambientais e de saúde e segurança ocupacional.


Saiba mais em Governança Corporativa

Conheça algumas iniciativas

  • Desenvolvimento da Cadeia Produtiva

    Temos um olhar ampliado para a Cadeia Produtiva que compreende desde os fornecedores dos nossos fornecedores até os clientes dos nossos clientes.

    Contamos com um amplo plano estratégico de desenvolvimento de nossa cadeia produtiva, direcionado por meio de um sistema integrado de gestão de riscos e capacitação dos fornecedores, com o objetivo de torná-la mais flexível, eficiente, competitiva e com alto desempenho.

    Além disso, buscamos promover o alinhamento da cadeia produtiva à nossa visão e modelo de negócio, pautando essas relações pelos princípios da colaboração, confiança e responsabilidade.
  • Política da Boa Vizinhança

    A preocupação com o entorno das obras sempre foi um tema de atenção para a Racional, pois atuamos com o compromisso de buscar a minimização de impactos inerentes às nossas atividades.

    Foi sob esse prisma que, há mais de três décadas, implantamos um sistema de lava-rodas de caminhões para evitar que detritos fossem carregados para fora de nossos muros, sujando as vias públicas. Esse sistema atualmente conta com a reutilização de água, em sistema fechado, evitando também o desperdício desse importante recurso.

    A mitigação de impactos às comunidades vizinhas é um dos itens que compõe o nosso Sistema de Gestão Socioambiental. Ele prevê a realização de ações para minimizar o barulho, a poeira e o trânsito de caminhões e pessoas, reduzindo ao máximo os distúrbios causados aos vizinhos.

    Estabelecemos um canal de comunicação com os moradores do entorno dos canteiros logo no início das nossas atividades. Por meio dele temos a oportunidade de explicar sobre a dinâmica de trabalho, além de acolher sugestões e críticas durante todo o período de execução das obras.

Associações

Para acompanhar todas as inovações sobre o universo da sustentabilidade, participamos ativamente de alguns grupos e associações:

  • Green Building Council Brasil (GBC Brasil)
  • Comitê de Meio Ambiente de São Paulo (Comasp/Sinduscon-SP)
  • Instituto Ethos

Assuntos relacionados